segunda-feira, 8 de março de 2010

PorQue VocÊs FaZem SeNtiDo À MinHa ViDa


Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é". (in Wikipédia)


  • Para mim . . . amizade é tudo isto e muito mais, é o sol que brilha no céu em pleno dia, é a lua que nos ilumina quando o sol não está! É . . .
Estarmos sozinhos num aglomerado de pessoas que nos ensurdecem com palavras, gritos, euforias e tristezas e nada nos afecta, nada preenche a solidão que sentimos, o vazio que vai na alma!
Tudo isto nos acontece a todos em varios momentos da nossa vida . . . quando algo ocorre e queremos partilhar, seja pela alegria que nos explode no coração, seja pela tristeza que se transforma em lagrimas e transbordam pelo nosso olhar e se os nossos amigos não estão por perto!! Sentimos a falta deles como o bebé da sua mãe, como uma árvore das suas folhas em pleno outono, queremos aquela pessoa que tão bem nos entende, que nem necessitamos abrir a boca para que saiba o que nos vai no coração!!
Então o que é para ti um AMIGO ????
AMIGO, sim . . . não a palavra articulada pela boca, mas a que é gritada contra o vento, e cuja força que a envolve e a acaricia é tão grande que se ouve em todo o lado e, quem a sente, se arrepia pelo seu poder. . .
Eu tenho a sorte, a dádiva de Deus em saber o que é poder gritar essa palavra, o que é sentir-me triste e ter um ombro onde chorar, ter uma mão a limpar o meu rosto. . . olhar e receber resposta, chamar e ser ouvida, desesperar e cantarem comigo, querer desistir e nunca me abandonarem, sorrir e compartilharem o riso, cantar e responderem-me com uma dança, a dança da vida, a dança da amizade!!!
Não se faz por obrigação, apenas por um carinho muito especial, atrevo-me mesmo a dizer um amor não carnal, mas um grande amor!!
São estas pessoas que fazem a minha vida ter sentido! Que me empurram quando eu quero parar, que me param quando eu me quero atirar. . . É a elas que eu devo muito daquilo que eu sou hoje.
Obrigado pelos momentos que ja passamos juntos, por todos aqueles que iremos passar e, essencialmente, Obrigado por existirem na minha vida!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

hj em dia e' mto dificil arranjar um amigo sem segundas intencoes.. ou sem inveja d kem os rodeia.. ou seja e' dificil arranjar amigos assim como tu :)

beijo grande de dia da mulher :P

Lexana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pituch@ disse...

Podemos dizer 1001 coisas acerca da Amizade... Poderia estar horas e horas a escrever e as palavras não se esgotariam!!! Existem frases muito simples, bastante conhecidas como por ex. os amigos são como as Estrelas, nem sempre se veêm, mas estão lá!!! Isto é o significado da PRESENÇA SEM ESTAR PRESENTE ;)Na dura realidade em que vivemos muitas pessoas não conhecem a forma prazeirosa de dizer Amigo(a), não sabem qual o significado e provavelmente nunca sentirão... Mais e melhor do que meras palavras é sentir que Temos uma Amiga!!! Eu sei o que isso é... Sempre te disse: tenho poucos mas bons e tu, minha madrinha, deste-me o prazer de entrar nesta pequena (mas boa) roda dos VERDADEIROS AMIGOS!!! Uns momentos mais presente, outros não tanto... mas de uma coisa podes ter a certeza: sempre que precisares podes contar cmg!!! Porque és uma Boa AMIGA... Adoro-te :)*****